Como manter a segurança em sites de relacionamento

Como manter a segurança em sites de relacionamento

Os serviços mais seguros solicitam apenas cadastro com e-mail e senha, sem conexão com perfis em redes sociais e celular.

September 21, 2021

É muito comum você observar sites e aplicativos de relacionamento que utilizam seus dados de cadastro em redes sociais para criar um perfil. Alguns deles permitem iniciar a conta pelo cadastro direto do perfil no Facebook, pela conta do Gmail ou pelo seu telefone pessoal. Pode parecer mais simples e prático, mas especialistas em segurança alertam que não são os mais seguros. 

Isso porque muitos aplicativos de relacionamento passaram recentemente por um levantamento realizado pela consultoria Kaspersky, que repetiu uma pesquisa realizada em 2017 para saber se as pessoas que fornecem seus dados em sites de relacionamento estão seguras. E o resultado mostra que muitos não usam o HTTPS (aquele "cadiadinho" que é um protocolo para garantir que o site ou app é seguro e nenhum dado seu é enviado para terceiros). 

De acordo com os especialistas em segurança da internet, os sites e aplicativos de relacionamento mais seguros são aqueles que solicitam apenas seu e-mail para criar uma conta, sem a necessidade de conectar diretamente com perfil em rede social ou o número do telefone.

Isso porque quando você faz login no site através de uma conta de Facebook, por exemplo, todos os seus dados pessoais adicionados nesta rede vão para o aplicativo automaticamente e estarão à disposição de todos que utilizarem esse site ou aplicativo. Ou seja, vão ter acesso às suas fotos, lugares frequentados, onde estudou, onde trabalha e sua localização.

E tudo isso pode te colocar a mercê de ciberameaças, como a perseguição virtual (stalking) e o doxing, que se dá quando a pessoa utiliza dessas informações para te expor ao ridículo, e até mesmo perseguições “no mundo real”, visto que sua localização em sua maioria também é inserida automaticamente.

Sites e aplicativos como o Be2, o Amor&Classe, o Solteiros50 e C-Date são alguns exemplos de boas práticas. Eles solicitam apenas seu email para cadastro e localização manual para buscar um parceiro com segurança. 

Portanto, a recomendação dos especialistas é fazer o cadastro somente em sites seguros, ou seja, apenas naqueles que te oferecem uma estrutura para conversar com os internautas dentro da própria plataforma do site ou aplicativo de relacionamento.

Normalmente, os que disponibilizam esses recursos dentro da plataforma oferecem ferramentas para conversa, como chamadas em vídeo e troca de mensagens, sem precisar sair do ambiente do site e, assim, sem que terceiros tenham acesso a sua localização ou número de telefone. 

Então, anote aí: use o chat interno dos aplicativos de namoro para as conversas, é a melhor opção (e mais segura!). Se possível, passe para outros apps de mensagens somente quando sentir mais confiança no parceiro com quem está conversando. Com essas prevenções relevantes, você poderá utilizar esses apps de forma mais assertiva e segura para encontrar um grande amor. 

Visite-Nos be2

respostas

Sim

Visitar be2 Avaliações sobre be2

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço