Sites de relacionamentos, pandemia, encontro, presencial, medo, receosos

Fim da pandemia: já posso encontrar meu date?

Fim da pandemia: já posso encontrar meu date?

Internautas dos sites de relacionamentos revelam que ainda há medo nos encontros presenciais

Fim da pandemia: já posso encontrar meu date?
October 26, 2021

Se, ao pensar em ter um date, seu corpo diz sim, mas sua mente diz não, você não é a única pessoa no mundo nesta situação.

Todos nós estamos ”no mesmo barco” quando o assunto é dates após pandemia. Todos os sentimentos, a insegurança de ‘tirar as máscaras’, após mais de um ano, não que estamos nos escondendo dos outros, ficaram a flor da pele. 

Agora, essa nova aproximação, totalmente modificada pela pandemia, vem ocorrendo de forma mais intensa, mais significativa, mais impactante, especialmente com a liberação e a volta à vida normal.

Então, voltaram também os encontros pessoais de quem se conhece nos sites de relacionamentos como o be2, o Amor&Classe e ou o Solteiros50, Por isso, a tendência é nosso corpo falar: “Sim, vamos lá…" e nossa mente dizer: “Opa, pera aí! Vale mesmo a pena despir de sua máscara por essa pessoa?”

Estudos no Brasil e no mundo têm mostrado que o uso de máscaras tem beneficiado muitas pessoas, especialmente aquelas que são mais introvertidas. Elas se sentem mais à vontade para caminhar até o trabalho, se conectam melhor com outras pessoas e fazem o dia a dia ser mais suave.

A máscara facial, que combate a contaminação, ajuda com a timidez, diminui a ansiedade de se expressar o que contribui o contato e na maneira como agradar o outro. 

Usar máscara "libera recursos cognitivos realmente valiosos", explica Kathryn Stamoulis, psicóloga educacional e consultora de saúde mental de Nova York. Ao mesmo tempo, em um mundo onde há profissões com desgaste emocional, como aqueles que exigem das pessoas manter o sorriso ao atender, mesmo não querendo, também tira-se um peso das costas.

Basta lembrar que na nossa sociedade a aparência tem muita valia, porém, hoje, o que se pode ver são os olhos. Então, essa ‘trégua’, deixa as pessoas menos vulneráveis quanto às opiniões alheias e mais confortáveis emocionalmente.  

E os dates pós pandemia, como é que ficam? 

Dá medo? Dá sim! Mas, se o medo te paralisar é hora de buscar ajuda. Isso é o que destaca a terapeuta de casais, Marina Vasconcellos, dizendo que o medo não pode te impedir de agir. Claro que deve-se agir com cautela, calma e seguindo as orientações de segurança, como apontadas nos sites be2, Amor&Classe e Solteiros50.

Por outro lado, se o encontro será sua vontade, a melhor forma de fazer isso é conversar com o seu parceiro de futuro jantar, passeio, rolê ou mesmo um motel. Diga abertamente sobre seus anseios e preocupações. Se ele se cuida e como, conheça-o também de todas as formas, verifique as informações que lhe passa, posições que ocupa, rastrei antes de assumir o encontro presencial.

A melhor forma de começar um date é conversando abertamente. Assim, só quando se sentir segura, marque um encontro. 

E o medo de não saber como agir também te assusta?

Sim, na maioria dos casos é assim... Segundo pesquisas o nosso cérebro em isolamento perdeu algumas conexões importantes de comunicação social. Pessoas com redes sociais menores e menos complexas tendem a ter uma amígdala, centro de processamento de emoções do cérebro, menor.

Ficar muito tempo sozinho pode afetar os níveis de hormônios associados ao estresse, aos laços sociais e o isolamento prolongado. Também afeta a memória e recordação verbal, pois somos projetados para viver socialmente.

Precisamos de estímulos interativos para manter nossos cérebros em boas condições, ou seja, precisamos nos socializar. E os vídeos dates são uma excelente forma de não ficarmos mais "enferrujados socialmente". 

Todos nós, em diferentes graus, vivenciamos a solidão e o isolamento social durante a pandemia. Duas condições que podem estar ligadas ao declínio cognitivo de maneiras específicas.

Psicólogos têm observado que adultos relatam sinais de estresse em relação a interações sociais, variando desde não saber como encerrar as interações sem um aperto de mão ou um abraço ou até ficar sem assunto.

Então não se culpe. Não se cobre e muito menos se julgue por estar se sentindo meio deslocada ou deslocado. Os dates, após a pandemia, serão assim por um período, mas depois isso será minimizado e nossas relações, como seres que fomos feitos para vivermos em sociedade, voltarão ao estágio anterior, pois vamos conseguir superar isso, de forma gradual.

O mundo inteiro está passando por isso, então, converse sobre isso com seu próximo date de forma aberta, sem medo paralisante. O mais importante: enquanto não se sentir pronta, faça vídeos chamadas e logo mais o date pós pandemia já terá ocorrido sem frustrações. 

respostas

aguardando...

Aguardando o que a vida tem a me oferecer.....esperança no amanhã.

Esperançar é tudo !

Sorrir sempre é curtir muito

Agora estamos livres

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço