Romântico, conexões, sites, apps, relacionamento

Os apps de relacionamento estão acabando com o romantismo?

Os apps de relacionamento estão acabando com o romantismo?

A paquera virtual reduz a capacidade do ser humano ser romântico?

Os apps de relacionamento estão acabando com o romantismo?
October 31, 2021

Já parou pra pensar nisso? Pois então vou compartilhar algumas informações que vão te ajudar a analisar e tirar dúvidas sobre a afirmação acima.

Devido a pandemia ocorreu um salto no uso de aplicativos pelos brasileiros entre 30% e 400%, dependendo da região do país, segundo dados da Pew Research. Por conta da necessidade de isolamento, as pessoas ficaram mais motivadas a encontrar outras formas de criar conexões.

Relatório divulgado por um grupo de sites de relacionamento mostrou que, no terceiro trimestre de 2020, 10,8 milhões de usuários pagantes estavam espalhados em apps de paquera em todo o mundo. Ou seja, essa “nova pele” nos ecrãs e telas de smartphones, computadores e tablets mudaram a forma das pessoas buscarem relacionamentos e como são afetadas por isso. Será?

Bem, não podemos negar que o contato online torna muito mais fácil conhecer pessoas, gerar aproximação, conexão e, como vemos, relacionamentos também. Os sites e os apps foram projetados para atender diversos interesses. 

Os sites e apps como Solteiros50, Amor&Classe, be2 e C-Date, por exemplo, combinam pessoas com gostos semelhantes.

O be2 promove interação entre casais. O Amor&Classe oferece casais românticos interessados em relação saudável, o Solteiros50 é propício para mauros com idade a partir dos 40, ainda que seu mercado seja os maduros-maduros - 50 anos e mais, enquanto o C-Date é para os mais atirados, que procuram um relacionamento casual, de uma ficada, ou um motel por uma noite apenas e nada mais.

Há sites e apps de nichos como os focados em mulheres queer, bissexuais e lésbicas ou aqueles desenvolvidos para celebrar os relacionamentos entre pessoas pretas. Eles permitem conhecer pessoas do mundo todo. Só no Brasil os sites Solteiros50, Amor&Classe, be2 e C-Date possuem mais de 35 milhões de usuários cadastrados e interagindo entre si. O Solteiros50 assim como os demais já registrou muitos casamentos entre seus usuários,

Então, como afirmar que os aplicativos estão acabando com romantismo? A escritora Tamara Tenenbaum, em entrevista a BBC, conversou sobre o que escreveu em seu livro referente a esse tema,  "El fin del amor. Amar y follar en el siglo 21" (em tradução literal, "O fim do amor. Amar e transar no século 21").

Ela aborda as mudanças na forma de se relacionar hoje se comparadas com antigamente, bem como era e é visto o divórcio, a monogamia, as mulheres solteiras que se casam mais velhas ou que não tem filhos ou que não se casam. Ela debate sobre como a sociedade via as mulheres e como as vê hoje, como a liberdade amorosa e sexual impactou e como os sites e aplicativos de relacionamento vieram pra ficar. 

Vivemos o fim de uma época e início de outra, sem definir ainda o que realmente é, onde o amor e a liberdade coexistem. Para alguns de forma unificada e para outros de forma separada. Porém, uma coisa é certa: todos buscam conexões profundas, vínculos afetivos, parcerias para viver um grande amor.

O romantismo é relativo. Cada pessoa vê e sente de uma forma. Os sites e apps de relacionamento estão aqui para encurtar a distância que existe entre as pessoas. Facilitam a comunicação, ajudam a criar conexões, mostram como viver um relacionamento saudável e, porque não, romântico em pleno século 21.

respostas

Sou separada quero encontra um parceiro

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço